quarta-feira, 30 de abril de 2014

B.C. Educação


O tema é Educação - lá no Moça de Família  Dani Moreno, e eu já estava quase esquecendo da minha participação. Só não esqueci dos meus primeiros dias de aula na vida, e hoje é dia do Professor. 
 Vou contar meu início na escola e o encontro com a tal Educação.Meus pais me preparavam para o tal chegado dia, em que eu iria para a escola, lá uma segunda mãe me esperaria ao lado de outras crianças. com ela eu aprenderia ler e escrever . Como eu sonhava com aquilo, poderia ler todos gibis do meu pai, as revistas, o jornal que embrulhava as mercadorias no armazém e no açougue. O encontro com a tal mãe, não foi bem assim. Minha mãe é que continuou a mesma levando-me a escola diariamente e ávida pelas novidades que não eram muitas.


Cecília minha professora era meiga e educada. Parecia a Branca de Neve e morava em outro bairro que não aquele de ruas lamacentas e esburacadas. As crianças iam ao encontro, num certo ponto do caminho  ela entregava sua bolsa preta para quem lhe levava uma flor.

 Cada dia , uma criança carregava a sua bolsa. E esse era meu desejo, esquecia até as letrinhas, meu sonho era carregar a bolsa e me sentir como ela carregando sabedoria. Quem dava uma flor, ela dava a bolsa primeiro. Eu levava flores colhidas no jardim das casas, levava flores compradas nas chácaras e nada. Passei um ano esperando carregar a tal bolsa, até que um dia aconteceu. Era pesada, sem graça. A professora seguia na frente e eu percebi que não valia a pena carregar tão pesado fardo.

 Percebo que desde meus tempos de criança, quase tudo continua igual. Minha escola era sucateada, apesar do esforço da professora o ensino era fraco, ela reclamava que ganhava pouco, o encanto como aluna foi se desfazendo. Somente uma coisa era diferente, respeitavam os mestres . Era uma profissão respeitada. Pelos pais e pelas crianças.

 Branca de Neve. Ficou eterna para mim.





12 comentários:

  1. Boa tarde amiga e Pérola Zizi!!!
    Que história triste...sabe percebo que as crianças gostam por demais de serem mimados, pegar na mão da professora e ou simplesmente carregar algo para ajudar. Mas não necessito das flores, (risos) com meus alunos nem a tal regra do menor para o maior na fila, funciona. Quando pequena sofria com isso, era sempre uma das últimas por ser uma das mais altas. Então mudei, com meus alunos a regra é a seguinte: A cada dia um ajudante que seguimos pela ordem alfabética, se o aluno faltar, pula-se a vez, serve como incentivo para não faltar, pois aviso uns dois dias antes. Então o ajudante do dia,me ajuda em algumas atividades, carrega o que for preciso (claro nada tão pesado, rsrsrs) é o primeiro da fila e ainda tem a liberdade de escolher um amiguinho ou amiguinha para ir na frente. Formando-se assim a cada dia um casal diferente que pega nas minhas mãos e me ajudam. Todos tem o mesmo direito. E eles amam!!!
    Para você deixo meu feliz dia das professoras, pois sei que já atuou como educadora e sente saudades...
    Feliz e Abençoado Dia!!!
    Bjokas...da Bia!!!
    Responder
  2. Ficou legal tua participação e pena que hoje haja tanto desrespeito com os professores. Adorei tuas lembranças, até da bolsa pra carregar ... Lindo te ler! beijos,chica
    Responder
  3. é... não dá pra comparar a educação/escolas de antigamente com as de hoje. Mas enfim... a esperança que mude pra melhor é o que queremos!!!
    Beijo beijo
    Drika
    Responder
  4. Eu me lembro bem da minha primeira professora, ainda no Jardim de Infancia... tinha aulas na garagem da sua casa, depois que seu marido saia pra trabalhar com o carro.... coisa boa essas lembranças.
    Beijo

    Blog da Gullo
    Responder
  5. Cheguei minha flor lindaaa, amei sua sinceridade kkkkk, jamais irei ficar brava com você, só se você pisar no meu calo kkkk,semana passada foi corrida, e está tb está sendo, mas estou aqui, sua história de hoje fez lembrar de uma minha kkkk, eu era a ajudante da professora às vezes, e a obrigação da ajudante era arrumar a mesa da professora na entrada e guardar o material dela na saída, me sentia o máximo, isto com 9 aninhos, até o dia que quebrei o vaso dela, kkkk, perdi o encanto kkkkk, beijosss Zizi lindaaaa!
    Responder
  6. Nossa, que história bacana! É quase um conto, mais uns dez desse tipo já pode publicar um livro. bjo
    Responder
  7. Zizi, querida

    Consegui voltar no tempo, lendo o seu

    lindo texto.

    Adorei a história de encontrar a professora, para carregar a bolsa e também os livros, né?

    beijo carinhoso

    Regina Célia
    Responder
  8. Oi, Zizi...
    Lendo seu relato, fiquei a imaginar as cenas do encontro com sua professorinha, da ansiedade em carregar sua bolsa, das flores ao vento, das outras crianças que como vc compartilhavam do mesmo desejo e das diferenças sociais e as dificuldades para um ensino de qualidade. É, minha querida, algumas coisas mudaram outras não, mas saiba que vc vivendo aquelas experiências, já estava recebendo educação, vários conhecimentos já na tenra idade e de que nem tudo na vida é doce, mas que ha fardos a se carregar. Valeu pelo aprendizado, pelas memórias, pelos significados e tudo o mais que fizeram de vc ser o que é hoje. Obrigada por compartilhar essa lindeza de relato conosco. Abração.
    Responder
  9. Zizi...
    Dez, nota dez! Pela foto e pelo relato da postagem, repleta de emoção. Ia lendo e na minha mente passava um filme com todas as cenas descritas.
    A minha "Caminho Suave" é de 1971, com a anterior reforma ortográfica que o gov. de Portugal por aqui descumpriu! :) Por isso até hoje os dois lados do Atlântico escrevem ortográfica e gramaticalmente de forma diversa.
    Bjk.
    Responder
  10. Oi, Zizi,

    Lembranças...sempre tão bom recordar.

    Ainda bem que o seu dia de carregar a bolsa também chegou...rsrsr...e você aprendeu a esperar e aprendeu que nem tudo o que brilha é ouro...rsrrs...

    Sim, querida, fui professora durante anos a fio e sempre muito grata pela minha profissão, sempre muito feliz por lidar com o melhor do ser humano - as crianças.

    No meu tempo, participei ativamente de todas as formas de reivindicações por melhores condições para alunos e profissionais ligados à Educação.

    Até paguei para trabalhar...mas, valeu a pena, valeu cada centavo - valeu os sorrisos, os bilhetinhos de amor, os beijinhos!!

    E se eu tivesse que recomeçar, seria Professora novamente!!! :)

    Zizi, obrigada, obrigada, tenha um ótimo dia,

    beijinhos,

    Lígia e =ˆˆ=
    Responder
  11. olá.. achei tão melancólico .. lembro sempre do primeiro fora q levei da professora que eu idolatrava.. achei uma traição tamanha.. nunca mais sentei na primeira carteira....amei seu post .. e olha q professora com P maiúsculo que é a Beatriz..bjks LIN
    Responder
  12. Hello,
    I saw your blog on 'White And Roses.' Your blog is lovely, and I had to comment on this post with the red rose, as it is a favorite flower of mine. I see you live in Brazil - how wonderful! Me and my daughters also have a blog, and we would love it if you could visit us and follow. It's so nice to meet new friends, especially from different places. I hope to hear from you, and have a sweet day.

    ~Sheri at Red Rose Alley

Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...