quarta-feira, 23 de abril de 2014

Visitando o Souk de Agadir

Visitando o Souk de Agadir





Visitando o Souk de Agadir , é  tipo um mercadão. Imenso, dá para se perder lá dentro de tão grande. Imenso e variado. Essa é a parte das frutas, vegetais e hortaliças. Mas tem de tudo. Móveis, roupas, instrumentos musicais, decoração...

Tudo bem parecido com as nossas feiras livres. Os comerciantes anunciam seus produtos como aqui. 






A laranja é semelhante a nossa laranja bahia .  Tem um umbiguinho no final. Muito doce e macia. É comum ver as laranjeiras nas ruas. 

Eu faria uma compra perfeita!  Mas tem um probleminha. Eles são perfeitos vendedores. Se você colocar a mão, considere como comprado. Os vendedores dão uma canseira ! Algumas coisas você tem que pechinchar. Você é quem dá o preço. 

No horário da oração , os homens se lavam , cobrem os produtos das lojas e vão ao  pátio da mesquita. São cinco orações ao dia.
Só os homens. Os que fumam , não podem ir. (isso foi um mocinho vendedor quem me falou). 

Vi muitos cactus ornamentais   em jardins públicos. 


florindo 



e vi cactus comestíveis no pequeno deserto. 
Revelando seus frutos

E vi no Souk. Fiquei com uma vontade de comprar um e experimentar, mas a canseira de
saber o preço e não entender o que eles falavam, me venceu. Não comprei. 


Fiquei só na vontade. (comi quando jovem) 

Hora da oração. Muitas lojas fechadas. 

No chão , um chá esquecido. Eles compartilham o chá e conversam muito.

A máquina de costura esperando seu dono retornar da oração.

Eu na saída do Souk.
Minhas comprinhas na bolsa foram poucas. Mas aprendi a pechinchar, mais do que já sabia!

No outro blog zizi-santos tem mais um pouquinho sobre Agadir, veja

e aqui tem um video do Youtube mostrando o Souk de Agadir

16 comentários:

  1. rsssssss...Aprendeste a pechinchar? Isso é bom! E quanta coisa linda nesse mercado.Frutas, lindas, adorei ver! Valeu,né? beijos,chica
    Responder
  2. Oi amiga!!!
    Que beleza esse mercado!!!
    Conheço uma pessoa que ia adorar!!! Meu marido!!! Qdo fomos à Roma, tinha uma feira em uma rua perto do hotel em que estávamos hospedados e vc tinha que ver a felicidade que ele ficou, percorrendo por entre as barracas!!!
    Eu adorei os cactos!!! Aquele cacto "bolão", é meu sonho!!! Rsrsrs!!!
    Bjos!!!
    Responder
  3. Nossa, Zizi, eu iria adorar passear nesse mercado!!

    Adoro todas as frutas, legumes e verduras!!!

    Interessante o pessoal de lá cobrir apenas com um paninho as mercadorias e se ausentarem...kkkk...aqui em São Paulo, quem assim fizer, perderá tudo...não sobrará nem o paninho para contar história...hehehe...A máquina é uma relíquia.

    Adorei passear com você nesse Mercadão!!

    Querida, tenha uma ótima noite,

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=
    Responder
  4. Que mercado fantástico, Zizi
    Dá vontade de comprar tudo, né?
    Me encantei com a postagem
    Linda demais!
    Beijinhos e o meu carinho
    Verena e Bichinhos
    Responder
  5. Vim hoje cá pra ver o que aprontou por estes dias lá pelas terras do oriente!

    eu que fiquei com vontade de comer desse fruto de cacto. E a terra dai é seca mesmo em...
    Responder
  6. Que passeio tudo de bom!!!
    adorei os cactos,é uma viagem incrível , obrigado por compartilhar.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
    Responder
  7. Boa tarde amiga e pérola Zizi!
    Quanto aprendizado estou tendo com você por esses dias. ..
    Muito legal!
    Tenha uma ótima semana! ♡
    Bjokas da Bia! ♡
    Responder
  8. Zizi, que lugar interessante. Muitas cores e sabores...
    Adorei a máquina de costura e é Singer.rsrsss

    Querida, pra mim é uma honra que você compartilhe a guirlanda de retalhinhos. Quanto aos ovinhos, eu mesma modelei no isopor.Beijo carinhoso!
    Responder
  9. Adorei esse mercado! Eu adoraria pechinchar também rsrs... Bj
    Responder
  10. Que experiência incrível, hein!
    Hmm... pechinchar não é comigo. Sei que é necessário, mas... rs
    E a maquininha... Singer, meu Deus! Tão usada, tão cheia de histórias. Amei.
    Bjns
    :)
    Responder
  11. Olá Zizi, perdida aqui em casa por entre moveis desarrumados e muito pó, (estive uma semana sem computador), mas valeu a pena agora a visita e acompanhar este seu passeio pelo mercado de Agadir. Tudo lindo! Os costumes um pouco diferentes, mas é tudo uma questão de hábito!
    As flores dos cactos lindas! Beijinhos e tudo de bom! Feliz Páscoa. Ailime
    Responder
  12. Quanta coisa boa nesse mercado!!! Adorei!! Fiquei apaixonada pelos cactus!!1 Lindos!!
    Nao conhecia esse blog!!! Amei!!! Bjs
    Responder
  13. Zizi,
    eu vi uma reportagem um chef de cozinha faz receitas maravilhosas com cactos.
    Amei as fotos, lindas!

    Bjs ♥
    Responder
  14. eu ia me delíciar com tantos tomates ...adoro! bjss
    Responder
  15. Olá Zizi
    Este negócio de pechinchar é uma chatice, não sei fazer isto.
    Suas fotos ficaram uma beleza, um colorido maravilhoso, as frutas estão apetitosas.
    Beijo.
    Responder
  16. Lindas fotos dessa linda viagem, vim ver as novidades por aqui, bjs!!!

Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...