quarta-feira, 11 de junho de 2014

Reciclagem de sacola plástica

Eu saí de um post Monstrinhos para essa maravilha de ecobag, que na verdade virou uma pasta.
Essa é uma reciclagem de várias bolsas plásticas que  estava engavetado e eu queria fazer.

Já tinha visto aqui e resolvi experimentar. Todo mundo já está careca de saber que milhões e milhões de sacolas plásticas vão entupir os lixões e aterros sanitários. Sou uma dessas pessoas, mas ainda saio de uma loja com algumas dessas benditas sacolinhas. Tenho uma bolsa grande para as compras , mesmo assim, sempre tem dessas sacolinhas dentro da bolsa grande!!! 

Quanto tempo leva uma sacolinha para se decompor? Existem várias respostas.

Aqui tem um site que mostra como uma  pesquisa brasileira vai responder a pergunta  com embasamento cientifico. 

Eu segui o pap do site. Coloquei três sacolinhas sem as alças, pelo avesso,  bem esticadinhas envolvidas em papel manteiga. Passei o ferro quente bem devagar, de uma lado e do outro. Não pode ser a vapor! 

O resultado é o da terceira imagem. Fica um pouco enrugado.

Fiz quatro placas e minha preocupação foi ao costurar. Mas deu certo. Costurei em ponto zig zag pelo lado direito. Não desvirei. 

Demorei muito tempo para executar esse projeto e o resultado não foi o esperado.
Pude observar que seria melhor fazer com sacolinhas iguais. O tempo para fusionar  os plásticos é diferente. Mas fiquei tranquila, não soltou cheiro e as tintas não borraram como eu imaginei.


Se eu faria novamente? Não. Prefiro não mais utilizar as sacolas plásticas e carregar tudo na minha bolsa grande que é de plástico também, mas acomoda todas as compras.
(Tenho várias de tecido, não sou tão vilã assim!) Sou consciente de que precisamos reduzir os plásticos na natureza e termos muito cuidado onde descartamos . Dia desses na caminhada habitual deparei com os dois patinhos do lago, com um deles engasgado com o lacre do maço de cigarros. vejam o vídeo agui no Instagram> /http://instagram.com/p/n-tZDxHoKI/



Plástico do maço de cigarros que quase entalou o patinho.
Um simples pedacinho! Mas que deveria estar no lixo e não na calçada! Na imagem, o Hudo, que cuida do jardim e dos patinhos. Nesse dia entreguei as bandejinhas (aqui) para ele. Que ele gentilmente cedeu para que eu fizesse o artesanato de reaproveitamento.
Bem, é isso. Projeto realizado. Vontade feita! Resultado não foi o esperado, mas estou contente.


Essa tem sido uma semana difícil. Quero agradecer os comentários que recebi no post dos monstrinhos. Vou responder a cada um. Eles tem sido de conforto, pois fiquei muito chateada. Quem me conhece sabe o quanto sou sensível. Mas a vida é assim, cada dia diferente um do outro. Mais uma vez aprendendo e amadurecendo.

19 comentários:

mesa posta disse...

Olá Zizi, gostei desse trabalho, sempre quis fazer, mas nunca tentei. É triste ver animais por conta do relaxo humano. Também gosto de ter comigo a minha sacola, carrego sempre a que você me presenteou, é útil e linda! Um dia maravilhoso p/ vc. Bjs

mesa posta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Poções de Arte disse...

Bom dia, Zizi!
Legal ver o presenteado com sua arte e a carinha de feliz.
Faço tudo que está ao meu alcance para preservar a natureza. Não jogo lixo na rua e até recolho (tenho vizinhos que colocam o lixo fora do dia do lixeiro e fica lá tudo rasgado e sujando a rua. Eu e marido costumamos ajuntar). Como vc, carrego minhas sacolas. Sou mochileira pq saio cedo e volto tarde, mas num compartimento da mochila tenho sacolinhas enroladas e uma sacola maior, caso precise comprar algo no caminho de casa. Dificilmente pego, mas marido, é uma festa... já deixei separado pra ele sacolas de lona com sacolinhs dentro. Mas mesmo usando, o descarte em casa é consciente.
Seu projeto é trabalhoso mas interessante, ainda não tinha visto.
Espero que fique bem logo, abração esmagador e dia de bênçãos.

Luciene Tenório Nunes disse...

Oi Zizi,
Reaproveitamento assim ainda não tinha visto. Já via a jornalista Rosana Hermann, lá no blog dela há anos, fazer reaproveitamento delas em crochê. Ela fez uma sacola reforçada para as compras com muitas que ela tinha em casa.
Eu gostei das bandejas do Hudo e espero que ele também tenha apreciado o teu trabalho.
Sobre aquela tua chateação, faz assim como a minha mãe. Diga mentalmente a frase: "Diga a quem te mandou que não encontrou"! O bichinho da discórdia some e a paz interior reina :)
Bjks.

Simone Felic disse...

Já deu tanto fusuê , estas sacolinhas , mas eu não largo elas ,acabo usando para o lixo , é costume ,gostei do jeito de reciclar, nunca tinha visto.
tenha um belo dia.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Oi Zizi! Preciso me acostumar a levar minha sacola de tecido junto no mercado. Às vezes ainda esqueço. A gente tem que criar esse hábito mesmo, afinal, não adianta falar em meio ambiente e conscientização se não fazemos nossa parte. Achei maravilhoso ver que tu tá fazendo a tua parte e inspirando certamente outras pessoas, como eu, que agora vão se puxar mais para tomar atitudes mais corretas. Beijos!!

Liliane de Paula disse...

Muito trabalhoso.
Qto ao "animal", eu ignorava, mesmo estando próximo a ele.
Já que a gente não pode dá um chute na região pudenda.

Luma Rosa disse...

Oi, Zizi!
E quem disse que reciclar é fácil? Por isso muitos desistem antes... acho que em grande escala sempre é mais fácil e por isso, as empresas de reciclagem deveriam ser mais comuns em nosso dia a dia.
Eu sei que chateia ser destratada, mas pense que quem o fez é uma pessoa de espírito rude e que precisa aprender muito para se tornar uma pessoa virtuosa.
Boa semana!
Beijus,

Equipe Carlos Hamilton disse...

Uma excelente dica. Gostei.

Abraços

chica disse...

Zizi, gostei da tua reciclagem.Deu trabalho,mas vale pela natureza, que temos que cuidar . Hudo deve ter gostado do presente! Um beijo e espero que não estejas mais triste, pelo que comentaste no post anterior.. Não vale a pena! Toca em frente e quem perde é ele por ser assim...beijos,tuuuuuuuuuudo de bom,chica

Andréa Santana disse...

Zizi,
eu tenho alguma caixas de papelão no fundo do carro e tenho sacolas retornáveis, levo sempre que faço compras.
Adorei a sua ideia, vc é super criativa, parabéns!

Bjs, sucessos sempre ♥=♥

Cici Senhoretti disse...

Nunca tinha visto este projeto, acredita? Que original!!!
E eu já ia te perguntar sobre o rapaz, o que tinha a ver com o post, pois tem uma foto dele lá em cima tb.
Bjns
:)

Josye Duran disse...

Olá Zizi!
Achei bem interessante seu projeto, é uma forma inteligente de reutilizar a sacola de plástico!
Ah! Eu te enviei o e-mail com a receita do casaquinho, você viu?!
Bjss

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Zizi querida,
Que legal!Eu não conhecia essa
sacola,vc sempre alerta a tudo,está
correta!Eu me preocupo como vc,temos
que fazer nossa parte,lindo post!
Super beijo

Flavia disse...

oi querida,
obrigada pela torcida para que os nossos animaizinhos encontrem um lar. tenho certeza de que ajudara imensamente!!!! se sua filha puder compartilhar no face, agradeço mais ainda....qto mais gente puder ver, mais chances eles terao de serem adotados!!!
adorei essa arte, um dia testo em casa!!!!
bjs
Flavia
www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
Rifas: premio: oculos ray ban original e novinho
loja virtual: www.adote.iluria.com

Lucia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucia disse...

Muito legal essa ideia de reaproveitar as sacolas! Aqui temos o habito de usar sacolas de lona para as compras. O cuidad de separar o lixo e bem consciente por aqui tbm!
Fique com Deus!! Bjs e um lindo dia!!!

Artes da Fafa disse...

Boa tarde Zizi!
Temos sim que ser consciente quanto a preservação do nosso Planeta.
Gostei da dica das sacolas.
Beijos... Fátima.

Maria Célia disse...

Cara Zizi
A respeito do seu coment- eu não fui viajar novamente, quem me dera, mas é que o tempo anda curto pra novas postagens e mesmo visitar os blogs das amigas queridas.
Legal seu trabalho de reciclagem das sacolas, ainda que não tenha saído como esperado, é muito válida a tentativa.
Tenho procurado sempre que vou às compras, levar minhas sacolas retornáveis, mas às vezes me esqueço e não resta outra alternativa a não ser utilizar as vilãs.
Um beijo.

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...