segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Frida


A exposição Frida Kahlo está no Rio de Janeiro. Na Caixa cultural .

Av. Almirante Barroso, 25 - Centro RJ - ao lado da estação Carioca do Metrô.
Filas imensas - mas pode-se adquirir os ingressos via internet.
O atendimento a terceira idade nos priva das filas. A expo  é:
Frida Kahlo conexões entre mulheres surrealistas no México.

Depois do RJ a exposição segue para Brasília.
Confesso que não sabia muito sobre Frida  e nem suas obras. O que vejo são impressões em camisetas, bolsas, bijuterias e outras coisas.
Gostei muito da exposição. Bem organizada. Muitos seguranças. Monitores .No total, a exposição reúne mais de 100 obras, com pinturas, esculturas e fotografias de 16 artistas – a maioria mulheres mexicana ou radicadas no México.

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon
nasceu em : 
 6 de julho de 1907, em Coyoacan, no MéxicoAos seis anos contraiu poliomielite (paralisia infantil) e permaneceu um longo tempo de cama. Recuperou-se, mas sua perna direita ficou afetada. Teve de conviver com um pé atrofiado e uma perna mais fina que a outra.Em 1925, aos 18, sua vida mudou de forma trágica. Um acidente no ônibus agravou a situação. Mais tarde teve uma perna amputada.  

Vestido de casamento 

 Frida usou tintas fortes para estampar em suas telas, na maioria auto-retratos, uma vida tumultuada por dores físicas e dramas emocionais.

Nome da tela: El abrazo de amor del U - Universo. la Tierra - 1949 

a maior dor de Frida foi a impossibilidade de ter filhos (embora tenha engravidado mais de uma vez, as seqüelas do acidente a impossibilitaram de levar uma gestação até o final), o que ficou claro em muitos dos seus quadros.



Diego Rivera - marido de Frida Kahlo


Frida amargou muitas amantes do marido, seu grande amor e reconhecido mulherengo. Mas também viveu romances paralelos com mulheres e homens, o mais famoso com o revolucionário russo León Trotski.

 Ao contrário da elite de sua época, ela gostava de tudo o que era verdadeiramente mexicano: jóias e roupas das índias, objetos de devoção a santos populares, mercados de rua e comidas cheias de pimenta.

Saiba mais sobre Frida 
Frida Kahlo e sua importancia para a arte

No entanto, apesar dos numerosos affairs com outras mulheres, Diego ajudou Frida a revelar-se como artista. Em 1930, viaja com a esposa para os EUA, onde tinha trabalhos e exposições.

Surrealismo. Tela de outra pintora.

Rosa Rolanda - auto retrato

Maria Izquierdo




Frida Kahlo viveu como Diego Rivera recomendou, um dia, a ela: 'Pega da vida tudo o que ela te der, seja o que for, sempre que te interesse e possa dar certo.' Ela costumava dizer que 'a tragédia é o mais ridículo que há' e 'nada vale mais do que a risada'. E na madrugada de 13 de julho de 1954, Frida, com 47 anos, foi encontrada morta em seu leito. Oficialmente, a morte foi causada por 'embolia pulmonar', mas há suspeita de suicídio.

Exposicao Frida Kahlo



14 comentários:

chica disse...

Pra quem gosta dela deve ser bem legal essa exposição! Confesso que tenho uma coisa que não me agrada nela. Não sei explicar! Podem me chamar de anta, ignorante, etc. mas meu santo não casa com a cara dela,rs bjs, chica beijos,tudo de bom.

Maria Luiza disse...

Sua pesquisa está tão ótima que me fez admirar um pouquinho essa pessoa tão controversa quando li isso: "Ao contrário da elite de sua época, ela gostava de tudo o que era verdadeiramente mexicano: jóias e roupas das índias, objetos de devoção a santos populares, mercados de rua e comidas cheias de pimenta." Talvez seja essa propriedade que faz as blogueiras admirá-la tanto! Quem sabe somos assim, mas vivemos o padrão imposto? Penso como a Chica e fiquei feliz dela demonstrar. Zizi, tudo de bom e receba meu abraço! Beijinhos

Maria Claudia disse...

Oi Zizi, se eu tivesse tempo, gostaria de ir à exposição. Hoje até estive perto da Almirante Barroso, no Consulado Americano mas com a chuva que caiu no RJ seria difícil eu ir até lá. Tive que vir logo embora. Mas gostei muito de ver algumas fotos e saber um pouco dessa artista que foi Frida Kahlo. Só tem uma coisa, acho engraçado e um pouco esquisito as sombrancelhas dela,rrss. Acho que ela tinha personalidade bem forte.
Queria adorei o post. Te desejo tudo de bom,bjssss

Bell disse...

Eu gosto dela, uma pena não ser em SP.

bjokas =)

Maria Claudia disse...

Oi Zizi, olha eu aqui novamente,rrsss.
Após ler o seu comentário lá no blog, vim lhe dizer que esta Praia linda fica depois das praias da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, aqui na Zona Oeste do RJ. Tire um dia para você e seu marido conhecerem. Vem por São Conrado, atravesse o Túnel do Joá e vem pela Barra da Tijuca, pela orla. Passe pelo Recreio e lá no final pergunte as pessoas onde fica a subida para a praia do Grumari. E depois é só desfrutar da paisagem linda e das praias que você encontrará por lá. Também passará pela Praia do Abricó, primeira praia de nudismo aqui do RJ
Tudo de bom querida,bjssss

eileeninmd disse...

Hello Zizi, it is an interesting art exhibit. Thanks for sharing. Have a happy day!

Simone Felic disse...

Oi Zizi
Gostei muito de ler sobre esta artista, já havia visto,
mas nunca li nada sobre sua vida, eu adoraria visitar,quando fazia
curso de pintura, eu sempre via as exposições na casa da cultura.
beijinhos

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Andréa Santana disse...

Boa tarde, querida Zizi!
Bela postagem, muito bom saber um pouco mais sobre essa artista.
As sobrancelhas dela são engraçadas, rsrs.


Beijinhos, tudo de bom pra ti! ♥

Maria Luiza disse...

De novo pra lhe dizer que tem um prêmio lá em casa, para vc! Becitos!

Roselia Bezerra disse...

Boa Tarde, querida amiga Zizi!
Fiz meu trabalho de fim de curso de Espanhol sobre a referida artista plástica... gostei muito do que aprendi dela...
Bjm muito fraterno

Nal Pontes disse...

Muito interessante, essa artista da arte. Parabéns pelo poster bem apresentado um linda exposição aqui para quem está longe do Rio de janeiro. Muito bom Desejo a vc um lindo e abençoado final de semana.

Liliane de Paula disse...

Zizi, já li biografias de Frida e tenho um livro de cartas escrita por ela.
Minha admiração por ela é média.

Catarina H. disse...

Muito interessante a sua reportagem, gostei de passear com você pela obra de Frida Kahlo e também dos outros artistas que compõe a exposição.
Já conhecia parte da vida dela, muito por causa de um filme já com alguns anos, chamado "Frida". Na verdade, muitos dos artistas que agora consideramos geniais tiveram vidas trágicas e meio "malucas", e talvez por isso, é que conseguiram nos deixar obras tão marcantes.
Beijinhos e boa semana :)

Maria Glória disse...

Boa tarde Zizi.
Parabéns pela pesquisa, um belo post, com imagens de telas importantes.
Gosto de Frida e assisiti o filme da vida dela, que creio estar disponivel no youtube. Recomendo.
Obrigado pela partilhas das informações.
Um beijo querida.

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...