quarta-feira, 23 de abril de 2014

Acácia

Essa é a acácia.
Segundo a Wikipedia : Acácia-negra (Acacia decurrens) é uma árvore ornamental da família Fabaceae cujo fruto em forma de vagem torcida possui sementes pretas. Ela pode crescer até seis metros e também possui quatro metros de diâmetro na sua copa cujas folhas são pequenas e lineares. É muito conhecida pelos seus lindos cachos amarelo-claros de flores.
De sua casca é extraído o tanino, muito utilizado pelos curtumes na industrialização do couro. Conhecido como Tanino de Acácia, é o principal produto para curtimento dos chamados couros vegetais.


E eu pensava que essa era a acácia amarela.  É  a acácia  negra!
A família das acácias é bem grande.

Quando jovem eu vendia uma linha de cosméticos e  havia perfume de acácia. Eu sequer imaginava conhecer a flor da acácia e sequer saberia que me apaixonaria por essas flores.


Foram muitas fotos. Não me cansava de olhar para cima e clicar.

Foi então que observamos essas vagens  (sim, marido é quem mostrou essa acácia)


E foi um festival de olhares. Daí , eu já queria trazer as vagens para casa.


A vagem com as sementes. Exótica! um perfume não agradável.



Dentro, tem uma espécie de visgo. A semente fica bem guardada.
(a essa altura, desisti  de trazer a vagem para casa!) 

A natureza desenha no tronco! Lindo!
Mais cliques para a despedida.

Com o céu de fundo!



Fui me despedindo da acácia e desses cachos  amarelinhos de lindeza.
Imagino que alguns conheçam essas flores. Vou querer saber sobre suas observações! 

12 comentários:

  1. Minha mãe mora em um bairro chamado jardim acácia... se realmente fosse cheio dessas acacias seria a coisa mais linda!
    Responder
  2. indas fotos,Zizi e que bom teu interesse e compartilhamento.Assim aprendemos contigo! Adorei, fotos DEZ!!! bjs praianos,chica
    Responder
  3. I love the gorgeous tree and yellow blooms. Very pretty. wonderful series of photos, have a happy day!
    Responder
  4. Sabe, Zizi, eu aprendi com Caetano Veloso na música suave que ele fez, falando do cacho de acácia e canta aquele refrão meigo: "linda, você me faz feliz..." Abaixo de minha casa tem uma acácia e fico feliz de apreciá-la quando está florida! Ótimo post!Beijos, amiga!
    Responder
  5. olá ZIZI que linda mesmo ,
    aqui em minha cidade eu observo muitas delas olho sempre e as pessoas em minha volta percebo que não mais se tratando deste blog lindo como o seu podemos trocar estes momentos
    forte abraço
    elisa
    Responder
  6. Lindas, lindas, lindas...
    Mais um belo post para alegrar minha tarde.
    Beijos para ti Zizi
    ;)
    Responder
  7. Zizi, gostei de saber sobre a acácia, em frente a minha escola tem uma linda!
    Beijinhos
    Pedrinho
    Responder
  8. Oi amiga!!!
    Linda árvore, não é?
    Eu já tive uma na frente da minha casa!!! Era linda, mas tive que cortar!!! As flores caíam em grande quantidade sobre o gramado e estava crescendo muito!!!
    Fiquei triste mas eu tinha uma mania muito feia de plantar tudo que achava bonito, sem pensar no futuro!!! Agora estou mais "calma" e só planto o que posso cultivar!!!
    Amei as fotos!!!
    Bjos!!!
    Responder
  9. Este post é bem mais agradável que o outro, tendo cada um sua importância. Esse CÉU Zizzi, que saudades de ver um céu assim. Há semanas que não pára de chover por estes lados. A acácia, o céu, mãe do céu que saudades do Verão!

    Beijos e um excelente fim-de-semana
    Responder
  10. Lindo demais, Zizi! Sou apaixonada por fotos de flores que mostram o céu como pano de fundo! Eu já havia ouvido falar sobre a acácia, mas não sabia que era essa flor, linda!
    Um abraço!
    Responder
  11. Amo acácias, minha amiga. Faz parte das minhas memórias de infância. Vi e revi as fotos, estão lindas!
    Mas como acácia negra se ela é amarela? Agora eu vi... hahaha

    bjs
    Responder
  12. Boa noite amiga e Pérola Zizi!!!
    A cor de flor que mais gosto? Amarela...logo esta árvore me encanta, Acácia uma belíssima árvore.
    Lindo o post e muito educativo.
    Feliz e Abençoada Noite!!!
    Bjokas...da Bia!!!
    Responder

Um comentário:

RODRIGO disse...

Assisti ao último Hells Kitchen, no SBT, onde a chef Daony, levou os participantes a um acampamento de escoteiros, para aprenderem a fazer comida mateira.
Segundo foi dito, o "melado" interno dessa vagem da acácia é riquíssimo em ferro e serve como adoçante.
Ainda não tive coragem de experimentar :-)

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...