sexta-feira, 4 de abril de 2014

Um pouquinho de Agadir


Agadir 



Essa viagem começou com a vontade do marido andar de camelo e dormir no deserto do Saara. Para isso ele planejou usar os sete dias de bônus num hotel acima do Equador, e aproveitou para conhecer dois países da Europa. O hotel era na praia e a Europa se despedia  do frio, então ele preferiu o sul da África, o Marrocos . (esperto esse meu marido!) Lisboa e Madrid também  estavam no seu planejamento. Hotel para esses dois países estavam num plano que pagamos mensalmente. Então , as despesas seriam alimentação e as passagens de avião para esses três países e nós tínhamos quinze dias para isso. A moeda local é o Drham , mas aceitavam euros para tudo. Na conversão ,era a mesma equivalência. Resumindo: achei caro. 

Confesso que não estava animada para conhecer o deserto do Saara,  ainda mais que ao pesquisar em alguns blogs de viagens, vi a blogueira falar sobre alguns insetos que dormem com você no deserto. (escorpiões e outros bichinhos) . Outra coisa foi a preocupação ao fazer a mala.
Marido falava discretamente sobre a restrição do uso de algumas roupas. Nem preciso dizer que fiquei irada! Fiz a mala várias vezes. Isso sim, isso não, isso sim. E lá fui eu tirando algumas peças e substituindo por outras. Levei pachimina, echarpe para cobrir os braços. No hotel tudo bem, ele dizia, mas na rua seria melhor andar mais coberta. 

Marido realizou seu sonho de andar de camelo, mas não foi até ao Saara. (mas ainda não desisitiu, quer voltar!) Esse é o Small Saara.

Como fomos para Agadir, região costeira e moderna do Marrocos, fizemos alguns passeios para conhecer os arredores de Agadir. Nessa foto eu estava com o lenço (hijab)   . Foi minha opção. Eles chamam de fatimá , a mulher que não é mulçumana , mas se veste mais ou menos igual. Na verdade, essa é minha roupa que uso aqui no frio ( sem o lenço, é claro). E lá ventava muito, Muito frio devido aos ventos. 



Praia de Agadir - e Ali naquela montanha está escrito Deus, Nação e Rei.
Sim, tem Rei. Uma das suas moradias era perto do hotel, mas sequer pense em tirar uma foto . Os soldados não deixam. Aliás, tirar fotos de pessoas só com a permissão. De mulheres, então é bem mais difícil. Cobrem o rosto com o véu da vestimenta.

No hotel tinha piscina, e estrutura para banhos de sol. Já na praia, não me senti a vontade . Quase todos passeavam pela praia vestidos.
O bom de uma viagem longa é que nos aproximamos. Vimos muito por do sol  e lua no céu.
Ouvimos muitos falando francês, devido a colonização local, e arábe. Pouco inglês e espanhol, quase nada.  
E fora do hotel, o visual das mulheres era assim. Algumas bem elegantes. Por baixo da djellaba, usam  roupas modernas  . Mas não vou falar muito disso não. (não sou eu na primeira foto nao)

O hotel super confortável. e marido querendo fazer passeios, e passeios.



Se ficássemos no hotel não conheceríamos Marrakech, Taroudant e Massa. 
E não veríamos as montanhas cobertas pelas árvores do Argan. Uma terra árida e repleta de uma árvore que da sustento a muitas pessoas. 
Vejam as montanhas cobertas pelas árvores! E a calma do palácio  em Marrakech contrastando com a confusão que o mercado  de rua oferece. Imagine duas mil lojas do comércio de sua cidade. Tipo a rua vinte e cinco de março ou o Saara daqui. (que eu conheço) . Um estranho labirinto. Precisa ter um guia. 

Eu me via como num filme do Indiana Jones. Um comércio variado e exótico, onde o artesão fabrica suas artes na calçada mesmo. Pena que nem tudo pude fotografar. O guia corria e eu não pude parar para comprar nada. Só depois do almoço é que veio um tempo de duas horas para as compras, mas marido foi andar de charrete , num city tour, onde logo nos levaram ao herboristas para comprar óleo e derivados do Argan. 

Me encantaram as tagines (onde cozinham ensopados que nao comi, mas sim deliciosos cuscus marroquinos vegetarianos) , essa espécie de moinho onde moem as sementes do Argan e convertem em óleo e esse forno lá no Small Saara. 
No final do dia, eu queria voltar para o conforto do hotel, onde até um gatinho tinha sua casinha . (ratos? acho que nem tinha. Eu gosto de clima seco, mas ali nem inseto sobrevive! decerto moram nas areias do Saara)
Depois mostro mais fotos. Ariel está esperando sua vez! rsrs
Aqui no blog da natureza, tem uma visita ao Souk de Agadir

27 comentários:

Adriana Balreira disse...

Zizi,
Estou amando as fotos que vc está colocando dessa sua viagem/aventura. E que viagem essa! Roupas restiritivas, ia ficar louca eu. Ia morrer de medo se uma roupa minha tivesse muito diferente deles. E ia abarrotar minha mala com lenços como esse que vc está. E que hotel maravilhoso esse! E vc andou de camelo também? Eu ia morrer de medo de cair lá de cima.
Esse mercado deve ter de tudo! Pena que é tão corrido quando se vai com guia, mas também sem eles a gente não entende nada e ainda se perde! E essas comidas, são mesmo gostosas? Quando viajo morro de medo de ter algum piripaco com comidas...rsrs... Adoecer numa viagem ninguém merece. E lá deve ser tudo muito condimentado. Quero saber mais sobre as comidas!
Beijos
Adriana

Maria disse...

Obrigada pela partilha querida Zizi...de Marrocos conheço pouco, mas quero muito voltar...na verdade já andei de camelo, mas ainda não dormi no deserto o que é uma excelente ideia...e gostava de fazer:)))!
Beijinhos
Maria

chica disse...

Que beleza de post e acabamos viajando contigo, aprendendo contigo tudo sobre lá, com costumes, tradições tão diferentes das nossas! Lindo post, belas fotos e agora, olhar pra elas e tanto a recordar! LINDO! bjs, ótimo fds! chica

Jô Turquezza disse...

Que maravilha de viagem eu fiz aqui com você rsrs
Nós do Rio de Janeiro cheias de roupas nos cobrindo? Sei não rsrsr
Adoro lenços, isso sim .....
E que colorido lindo dos objetos!

Mudei os nomes dos meus blogs:
Turquezzavariedade é agora Jo Turquezza Variedades
Turquezzaregiaooceanica é agora Jo Turquezza Rio de Janeiro
Por favor, troque na sua listagem e se puder avise aos amigas, ok?
Obrigada.

Beijos.

Ailime disse...

Ó Zizi, que maravilha Agadirl! Eu adoraria conhecer o deserto do Sara! E andar de camelo também! É uma cultura diferente da nossa, mas interessante, embora eu ouça falar que não há muita liberdade!
Eu considero que fez uma viagem de sonho!
Muito obrigada por partilhar!
Um beijinho e bom fim de semana. Ailime

Unknown disse...

Oi amiga!!!
AMEI as fotos!!!
Que coragem do marido.,hein!!! O máximo que me aproximei de um camelo, foi em Aparecida!!! Só que os camelos eram de mentira!!! Rsrsrs!!!
Adorei a foto da sombra e a rasteirinha que vc estava usando!!! Até tentei aumentar a foto pra ver melhor!!! Rsrsrs!!!
Enfim...adorei tudo!!!
Bjos!!!

Maria Claudia disse...

Oi Zizi, estive um tempo ausente do blog mas, hoje estou aqui encantada com a sua viagem. Que lugares encantadores. Esse hotel é muito bonito. Há eu aí nesse mercado de rua. Muita coisa linda para comprar.
Que dias maravilhoso estás passando ao lado do seu amor. Penso num dia futuro poder fazer o mesmo com o meu marido. Curta cada momento.
Tudo de bom querida,bjssssss

Criando Artes Carla disse...

Oi Zizi, que lugar lindo, as fotos ficaram ótimas.
Sobre as praias, aqui elas vão quase peladas rsrsrsrs
Eles iriam cobri-las rsrsrsrsrs
Beijos

Liliane de Paula disse...

Eu passeio e aprendo com sua viagem.
Não é um local que eu gostaria de ir.
Mas é bom saber da experiência de quem já foi.
E de calor, eu fujo.

Luciene Tenório Nunes disse...

Oi Zizi,
O colorido das lindas fotos me faz sentir até os aromas das especiarias do mundo árabe. Este mesmo mundo que influenciou em muito na arte, na gastronomia e até na Língua Portuguesa.
Acho q eu ficaria tb muito tentada em passar mais tempo no hotel q mais parece um oásis. Mas o tanto que coisa rica e exótica que se perderia com isto, não compensaria! Por mais cansativo que deve ter sido, é certamente uma experiência fantástica. Parabéns mais uma vez pela aventura.
Bjks.

Lia e Vi disse...

Oi Zizi, é a Vi, cada vez que eu leio Agadir lembro de uma novela da globo O Sheik de Agadir, não assisti pois devia ter na época 4 anos, mas deve ter ficado na minha memoria.
Estou me deliciando com as fotos e como você contando suas experiencias.
Pena que o seu guia era apressado, senão teríamos mais fotos maravilhosas.
Muitos beijos,Vi

bycantini disse...

Lugar lindo.
Amei as fotos, ficaram maravilhosas
Beijos Nath
http://blogdacantini.blogspot.com.br/

Luma Rosa disse...

Oi, Zizi!!
Uma viagem que não dá para reclamar de não poder vestir-se como no dia a dia se veste. Na verdade, é muito bom vestir a cultura do lugar para melhor se sentir em casa e usufruir das delícias que novas culturas nos oferecem. As fotos estão lindas! Mas pelo jeito você não teve "coragem" para comer tudo o que viu! (rs*)
Bom fim de semana!!
Beijus,

Andréa Santana disse...

Zizi minha querida,
Que privilégio amiga! Lugares lindos, colírio para os nossos olhos!
O hotel é maravilhoso, tudo perfeito, obrigada por compartilhar!

Beijinhos, feliz semana ♥

Red Rose Alley disse...

Ooooo, I love the camels, Zizi. My mom went to Egypt when she was 70 years old, and she ate good food, shopped, and rode the camels and had a great time.

These are wonderful pictures.

love,
~Sheri

Fabiano Mayrink Isenhour disse...

Oi Zizi, vim conferir mais de sua viagem. Como é bom poder gastar, um dia ainda chego lá :) rs aproveita muito! Eu acho legal estes mercados, parece que se esta a andar em um outro mundo, essas ruelas apertadas com muitas cores e coisas penduradas é muito legal. Bonita a areia, vermelhinha. Mas deve ser muito chato ter que se policiar no que vestir né, imagina eu com minhas bermudas por lá, sera que deixariam eu ficar com as canelas de fora? rsrs bjs

Marly disse...

Oi, Zizi,

Esta viagem tem um quê de mítica, pois traz muitas lembranças à mente da gente, né? rsrs
A simples palavra 'Agadir' me lembra as minhas tias, que falavam muito na novela O Sheik de Agadir.
E o Marrocos também foi - digamos - palco de um dos maiores filmes românticos de todos os tempos, o Casablanca. Gostei muito do seu relato e fotos, lá eu também me sentiria como num filme de Indiana Jones, rsrs.

Um beijo!

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Zizi querida,
Estou aqui passeando com vc nesses lugares belíssimos!Amiga,seu marido foi corajoso em
montar no camelo,só faltou você para arrasar no cenário.Amei todas as fotos ,um luxo!!!!Aguardo
mais fotos vc está nos enriquecendo.Uma semana maravilhosa e super abençoada,fique com
Deus.
Abraços e beijos

**Lih** disse...

Oi Zizi,

Que viagem maravilhosa, lindos lugares.

Beijos!

Leeh Trindade disse...

Ai que tudo essas fotos Zizi! Amei! Deve ter sido o máximo essa viagem! E nada como o conforto do hotel depois da gente passear o dia todo, né? É engraçado como viajar cansa! rsrs

beeeijos,
Miss Sainha

Leeh Trindade disse...

Ai que tudo essas fotos Zizi! Amei! Deve ter sido o máximo essa viagem! E nada como o conforto do hotel depois da gente passear o dia todo, né? É engraçado como viajar cansa! rsrs

beeeijos,
Miss Sainha

Josye Duran disse...

Zizi que viagem inesquecível, lindas imagens para ter de lembrança!!
Uma linda semana!!
Bjss

Lin M Sousa disse...

olá.. eu poderia falar muitas coisas mas resumo numa frase : isso que é viagem ! .. em todos os sentidos .. amei a foto do camelo, e a casinha do gato..sensacional essa viagem .. bjks LIN

eileeninmd disse...

Hello, Zizi

Your trip looks amazing.. the photos are beautiful. The Camals are cool, I love the sunset and hotel! Thank you fro taking me along, I enjoyed your post and photos.

Lilasesazuis disse...

Zizi,

Que lugar magnífico!!

As fotos estão belíssimas!!

Como é bom viajar e conhecer outras culturas, não é mesmo?

Adoraria provar o cuscuz marroquino!!

Querida, tenha um lindo dia,

beijinhos,

Lígia e=^.^=

Beatriz Paulistana disse...

Boa tarde amiga e pérola Zizi! ♡
Menina, ir a praia vestido não deve ser nada legal. ..e eles nem sabem aproveitar a natureza. ..né?
Agora que curtir esposo em um lugar lindo assim, vale muito. ..
Bjokas da Bia! ♡

lenalima disse...

Oi Ziziz!
adorei tu com esse lenço!

maravilhosas fotos. bj

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...