segunda-feira, 19 de maio de 2014

Plantinhas e facebook

Hoje eu quero falar de duas coisas. De plantinhas e da minha saída temporária do Facebook.
Certa vez, nas minhas caminhadas pedi uma mudinha de suculenta para o jardineiro de um restaurante , onde sempre paro para tirar algumas fotos. De lá pra cá, tenho tentado com que ela sobreviva. Primeiramente coloquei em garrafas que reciclei - AQUI - depois , como elas cresceram , replantei reaproveitando  uma tigela plástica - AQUI - Tudo tentando com que ela ficasse bonita e redondinha como vejo nos blogues das amigas. Tenho buscado orientação com a Simone - Eu e Minas Plantinhas e ela gentilmente tem me ajudado. 

É uma plantinha só, mas eu não vou desistir não. Eu lembro que minha mãe tinha no jardim várias plantinhas dessas. As vizinhas trocavam entre si, e ela plantava  no canteiro e pronto. Logo mais, tínhamos plantinhas lindas. O espaço e regras eram suficientes? Não sei. Só sei que não requeria muitos cuidados as plantinhas das latas e jardim  da minha mãe eram muito bonitas. 

A Simone me alertou para o fato de não ter sol suficiente. Bingo! Eu com toda minha longevidade (rsrs) não percebi isso? Não percebi que era preciso de carinho e atenção? Que era só deixar a plantinha ali, que ela ficaria bonita como eu esperava?

Então me lembrei de uma frase: Cuide de seu canteiro interior - palavras da Chica em Canteiros da Vida.
Eu tenho cuidado do meu canteiro interior? Se não cuidei da minha plantinha suculenta, o que dirá das minhas amizades que fiz no Facebook? Foi assim, que resolvi dar um tempo. Para que a amizade floresça e de um bom resultado, é preciso cuidar com carinho como se fosse uma plantinha. 
Não quero me tornar como muitas pessoas, que é só : venham a mim e ao vosso reino nada. 
Eu quero compartilhar, quero trocar ideias e experiências. Quero que meu pensamento seja povoado por coisas boas , que tenham retorno e que me deixem tranquila. 

Vejo no Facebook, muitas pessoas postando sem parar, a cada minuto. como se o mundo fosse acabar nesse momento e ela precisasse de estar ali. E depois tem o famoso MIMIMI e aqui nos blogs também . Uma palavrinha escrita fora do contexto é suficiente para o  desaparecimento de uma "amizade".

Quais são os alimentos principais para o florescimento ou fortalecimento  de uma amizade ou de uma plantinha como a suculenta? Eu indago e estou em busca. 


32 comentários:

Maria disse...

Percebo-a tão bem Zizi..quanto ao face claro...prefiro de longe a blogosfera porque permite uma proximidade maior...como gosto. O face leva vantagem na passagem de mensagem rápida e pode ser usado para isso por exemplo fiz uma espécie de Fanpage para o Alerta Planeta Azul...e as mensagens têm passado de tal forma que ganhou quase vida própria...Por vezes como em tudo na vida precisamos de parar e repensar...um gesto sempre sábio!
Bjs
maria

**Lih** disse...

Oi Zizi,

Lindas suculentas, eu comprei um vazinho no "Pão de Açúcar" que vieram 3 especies diferentes, além disso vei um sapinho junto... rs!
Não consegui cuidar delas, morreram aos pouco em duas semanas... :(

Quanto ao Facebook, eu fiquei o período da Quaresma todo sem entrar lá, foi maravilhoso!
Concordo quando você diz que todo mundo anda usando o Face como se não houvesse amanhã...
Eu não desfaço do meu poi tenho amigos que só tenho contato por ali, mas sinceramente eu não gosto do Face, é muita mentira, tudo muito falso, sem contar o muro das lamentações que se torna as vezes, também é lugar de gente dizer o que quer, mas não gostar de ouvir o que esta precisando... enfim, há mais malefícios do que benéficos. Eu pouco falo da minha vida pessoal no Face e no blog também, exclui as minhas fotos e da minha família e das minhas viagens, pois um pouco de gente fica feliz com suas conquistas, um outro pouco fica com inveja e uma outra parte comenta com falsidade... desabafei.

Estou usando o Face para evangelizar, 90% dele é falando sobre Deus, estou levando o melhor a quem puder ver. Se de meus 200 e poucos amigos 1 ler e ser tocado já valeu.

Beijos!

chica disse...

Zizi, pelo que vi desde que te conheço, tu dedicas carinho às plantinhas e às amizades.Sempre senti isso, vi assim.

Mas no FB é muita coisa junta.Ninguém consegue acompanhar...Por isso, tive que sair e fico só na família e nos blogs! beijos,tudo de bom,chica

Red Rose Alley disse...

Zizi,
How lovely of you to plant these in the glass containers. You know, one of my favorite things to do is gardening. We have a lot in common, don't we?

Have a wonderful week.

love,
~Sheri

Beatriz Paulistana disse...

Boa noite amiga e Pérola Zizi!!!
Lindas as suculentas e agora elas irão ficar da forma que deseja...
Quanto a nossa vida na internet, sei bem...sabe prefiro blogar, por aqui faço as visitas com calma, leio, comento...sou mais feliz...
No face, uso mais para divulgar meus posts...que não nego para ninguém que também é uma outra forma de ganhar um dinheiro extra. Mais gosto sim, de participar das brincadeiras aqui na blogosfera, estar sempre me interagindo com você e outras pessoas que já se tornaram especiais em minha vida.
Momentos únicos de leitura e aprendizado nos blogs...tudo com moderação é claro, estou na fase de maior cuidado a mim mesma, porém nos momentos de lazer, gosto sim de visitar meus bons e velhos amigos blogueiros...e como sempre digo, posso até demorar mais venho, venho com carinho e atenção, pois amo tudo isso!!!
Espero que tenha uma semana repleta de bençãos e alegrias!!!
Bjokas...da Bia!!!

Amara Mourige disse...

Zizi, lindas suas plantinhas!
Eu tenho algumas suculenta e cactos, no inicio não sabia cuidar, mas agora estou aprendendo!
Beijos
Amara

Luciene Tenório Nunes disse...

Oi Zizi,
Mão boa para plantas tem minha mãe. Dá muita atenção, tempo e carinho. Ela bem queria uma casa p/ ter um jardim.
O Facebook às vezes é incômodo. Nesta última versão notei que tudo o q a gente clica em CURTIR aparece na página da maioria das pessoas por nós adicionadas. Antes era só o que compartilhávamos é q aparecia!
Hoje tomei um baita susto. Hoje, de brincadeira, comecei a colocar num mapa do Face os lugares por onde visitei em algum momento. Dai um amigo começa a Curtir uma postagem minha atrás da outra. E ele brincalhão q é disse-me q o FB havia informado que eu tinha visitado mais de 40 cidades em 10 minutos! Eu nem sabia q aquilo simultaneamente aparecia p/ todos. #atonta!
Se vc precisa deste tempo com relação àquele espaço, é pq ele não te fará qq diferença. Desta forma as suculentas ganham mais tempo a teu lado :)
Bjks.

Jô Turquezza disse...

Oi Zizi, eu tive muitas suculentas, mas por falta de tempo e obra em casa elas se foram.
Estou voltando a plantá-las.
As suas vão ficar lindas também. Sol e pouca água é o segredo.
Quanto ao Facebook estou dando uma arrumação, muitos grupinhos se formaram e fica complicado ....
A partir de junho estarei mudando algumas coisas na minha vida. E vou me dedicar mais ao meu blog novo e visitar mais os blogs que adoro.
Uma ótima semana para você.
joturquezzamundial
Beijos.

Andréa Santana disse...

Zizi minha querida,
até hoje minha mãe tem plantas nas latas, as plantas dela são lindas.
As sus suculentas vão ficar lindas, a Simone tem dicas preciosas.

Quanto ao face eu tbm não tenho tempo p/ postar toda hora, mas tem gente que gosta, deve ser divertido, rsrs.

A amizade é igual as plantas temos que regá-las com carinho para não morrem.
Gosto muito de vc, não por interesse e sim porque vc é uma pessoa iluminada que nos transmite paz!
É uma pena que eu quase não tenho tempo de visitar todas as amigas blogueiras, aprendo muito com todas vcs.

Bjs, fique com Deus!
Andréa ♥=♥

Criando Artes Carla disse...

Oi Zizi, lindas as suas plantinhas!
Adoro ver as amigas com essa arte nas mãos. Pena eu aqui sem espaço para elas. Mas eu tento umas na área de serviço e uma ráfia linda na minha sala.
Querida quanto ao Facebook, eu não tenho.
Decidi só ficar com o blog, desde que uma amiga presenciou um verdadeiro barraco na rede na linha do tempo, por crocheteiras invejosas. Ahhh eu não tenho tempo para isso não e nem tempo para publicar tudo que faço durante o dia rsrsrsrs
Eu espero que o blog se fortaleça, pois as pessoas migraram para lá, né?
Beijos minha linda

Anônimo disse...

Oi Zizi
Com todo o seu carinho e cuidado as tuas plantinhas vão retribuir em beleza e florescência. As amizades precisam tanto de cuidados e carinhos. Todos nós somos assim. E quem não está disposto a doar seus sentimentos não pode esperar retorno. Uma amizade germina mas não irá florescer se não receber os afagos tão necessários ao seu crescimento. Não gosto do facebook... acho tudo muito vazio e repleto de frivolidades. Prefiro interagir nos blogs
Beijos e uma linda semana

Unknown disse...

Oi Zizi!!!
Eu tb vivo às voltas com suculentas e confesso que não tenho muita sorte!!!
Qto ao face eu não consigo achar graça naquilo!!! Brunna fez uma página para mim, mas eu não posto nada!!! Tenho pouquíssimos "amigos"e só vou lá de vez em quando, para ver fotos de minha sobrinha que mora longe!!! Rsrsrs!!!
Uma vez meu marido me disse uma coisa que me fez ficar mais atenta: Cuidado com internet!!! Palavras escritas são perigosas!!! Às vezes vc escreve uma coisa de brincadeira e a pessoa não entende dessa forma!!!
Acho que vc tem muito bom senso(até mais que eu), nas suas palavras, prova disso é o carinho de todas as suas amigas blogueiras!!!
Ah! Eu gosto tanto do seu blog que leio até os comentários das suas amigas, algumas minhas tb!!! Rsrsrs!!!
Bjos amiga!!! Boa semana!!!

A Casa da Mãe Jana disse...

Zizi sua lindona,
arrasou em tudo. No cuidar com suas plantinhas e a relação que fez com as amizades foi de uma delicadeza.
Concordo, as amizades precisam ser cultivadas e tratadas com carinho. Realmente no Facebook (sem generalizações), as relações são mais artificiais, quase ninguém é triste ou tem problemas.
E também acredito que as vezes uma palavra mal interpretada pode gerar um grande transtorno por aqui neste mundo virtual
Você abordou muito bem o assunto.
Obrigada pela visita lá em casa, desculpa a demora em responder, mas estou passando por mudanças e até tudo está nos conforme, estou um pouco enrolada.
Vem sim no Paraná, será uma honra conhecê-la.
Beijooooooooooooooooooooos, Jana =)

Unknown disse...

Fiquei muito contente por ter descubrido o teu blog bonito.
Beijos Debbie

Simone Felic disse...

Bom dia zizi
Eu imagino que as pessoas não estão preparadas para ter amizades sinceras m é só falar algo que não concordam , que elas fogem , isto me aconteceu ao vivo, é muito chato , ter que ficar cuidando do que falar,claro que não vou saír magoando as pessoas , mas as vezes ,temos que saber perdoar , algumas palavras que nos falam que não foram bem ditas , e com o tempo percebemos quem é nossos amigos de verdade ou não, a amizade é algo muito rico que temos sim que cuidar zelar,como uma plantinha,te entendo ,fica aí o desejo de um ótimo dia pra ti,Rego hoje a minha amizade contigo.
beijinhos.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Luma Rosa disse...

Oi, Zizi!
Eu tenho tão pouco tempo para frequentar facebook... e vejo que as coisas por lá se repetem muito. Tipo, copia e cola e não gosto disso. As pessoas tomam para si ideias que não são delas e eu prefiro não me decepcionar com as pessoas. Talvez não queira enxergar nada e tentar olhar as coisas com um olhar menos clínico. Mas não é isso que acontece, pois o nosso olhar é treinado desde quando nascemos. Eu prefiro os blogues, onde as pessoas se esforçam mais para cuidar do "canteiro". É um ponto de vista chulé, eu sei!
Sempre tentei cultivar cactos e suculentas e não fui feliz! Aqui em casa quem cuida das plantas é o maridón.
:D
Boa semana!!
Beijus,

Luma Rosa disse...

Zizi, bora ler o texto da Ana Paula?!
Citei seu texto nos comentários...
+ Beijus,

Artes da Fafa disse...

Bom dia amiga!
Eu não consigo ter suculentas bonitas, que peninha...
Minha cunhada tem muitas, lindas de viver!!!
Eu prefiro milhão de vezes o Blog que o Face...
No Blog existe um calor que não encontramos no Face.
Beijinhos... Fátima.

cantinhovirtualdarita disse...

Que lindo amor pelas suculentas
acho elas incríveis , já tentei e não consegui, mas a Simone é uma boa opção para ajudar afinal ela tem umas maravilhosas parabéns pela atitude

Bjuss e boa terça
Rita╭•⊰✿

Ana Paula disse...

Zizi, uma grata surpresa chegar aqui através da Luma e me deparar com este maravilhoso texto e reflexão.
A internet e suas possibilidades são tantas, mas realmente não basta "acumular", temos que dar atenção, cuidar, participar.
Um abraço! Ana Paula.

Marly disse...

Oi, Zizi,

Planta dá trabalho, às vezes mais que um animalzinho, é o que eu acho, rsrs. Mas as suas suculentas vão acabar ficando lindas.
Quanto ao FB acho a coisa lá meio fora da realidade, quem tem tanto tempo para ficar horas na rede? eu não tenho, só entro quando dá, rsrs.

Beijo

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Zizi querida,
A suculenta é uma plantinha que requer muito carinho,boas horas de sol,pouca água e uma ótima drenagem!
Nós seres humanos,precisamos de um
abraço caloroso,de um beijo molhado
e uma drenagem,que nos encha de amor
Não se preocupe com o que os outros
falem e pense,pois muitos gostariam
de ser como vc,linda,carinhosa e
amiga super especial.
Beijo carinhoso

Liliane de Paula disse...

Querida Zizi, eu lhe entendo.
E por isso, vivo deletando gente, aqui e no Face. Não perco meu tempo dando atenção a quem não me tem atenção.
E eu não sou de curti. Para mim, isso nem existe.
Ou eu tenho alguma coisa, de verdade, para dizer(comentar) ou fico calada no meu lugar.
E se digito alguma palavra errada, conserto na hora ou depois.
Volte, quando puder e quiser.

Não gosto de suculentas. Ou não sei bem o que é suculentas. Violeta é suculenta?

Coloquei na minha mala, um passarinho. Fotografei e mostrei no Face. Mas vou colocar por aqui.
Assim vc vê.
E fui dizendo que estava "imitando vc", viu?
A dona da ideia, é vc.
Beijo

Anônimo disse...

Oii Zizi! Não entendo nada de plantas, ainda mais desse tipo... mas boa sorte com ela.
Quanto a amizades... redes sociais podem ser complicadas. Às vezes falamos algo e a pessoa interpreta de um jeito diferente e nem sempre positivamente. Não dá pra se estressar, na verdade. Acho bobagem quando blogueiros discutem e até brigam. Desperdício total de tempo, pois um blog deveria ser um espaço para fazer e MANTER amizades. Devemos ter consciência de que cada indivíduo por trás da telinha tem suas crenças, princípios e opiniões, portanto devemos manter o respeito acima de tudo.
Beijos!

Poções de Arte disse...

Bom dia, Zizi!

E não é que a mocinha tá ficando bonita? Toda vez que penso em suculentas, lembro da minha irmã, que tem um verdadeiro "arsenal", dizendo: "sol, muito sol, até esturricar!" rsrs. Meu marido fez uns vasinhos com elas também e estão indo, mas estão na varanda e lá pega sol mais à tarde. Nessa época do ano, já precisamos estudar um local melhor pra elas.

Quanto ao face, bom... meu pensamento é como o seu, por isso demorei tanto a fazer. Eu gosto do blog, gosto de ter esse contato, ler as postagens, ver as fotos, trocar ideias. Vou pouco no face e geralmente pra compartilhar o que posto no blog, mas quando entro, vou em algumas páginas e saio logo, pois só faço isso à noite, não consigo ficar tanto tempo e a internet em casa não ajuda. Na verdade, acho que não me encontro muito bem por lá - não sei pra que lado vou, como faço e aqui é minha casinha. Acho que tudo tem os 2 lados, quando achamos o equilíbrio, ficamos melhor.

Sinta-se esmagada e parabéns pelas suas plantinhas.

Liliane de Paula disse...

Outra coisa, Zizi, meu Face tem poucas pessoas.
Essas são suficientes para dar minha atenção.
Não me preocupo com quantidade.

By Neymes disse...

OI ZIZI,SUCULENTA É UMA PLANTA QUE NÃO GOSTA DE AGUA E AMA O SOL,QUANDO SOUBE DESSES 2 DETALHE AS DAQUI DE CASA ESTAM SOBREVIVENDO COM UMA APARÊNCIA BOA.AMIGA O FACE É COISA DE MOMENTO,LEMBRA QUANDO TODOS COLOCAVAM SUA FOTO DE CRIANÇA COMEMORANDO O DIA DAS CRIANÇAS? É MUITO MODISMO E NÃO SUPER AMIGOS.EU ADMINISTRO O FACE COMO O BLOG.POSTO E COMPARTILHO O QUE ME AGRADA E SEI QUE VAI FAZER ALGUÉM LEMBRE-SE ALGUÉM FELIZ.ENTENDE? MUDANDO DE PATO PARA GANSO,EU TRABALHO FORA SIM,E ESTOU PREPARANDO UM POST DE COMO ADMINISTRO MEU TEMPO,MINHA SEMANA,ETC...UM BEIJO NO SEU CORAÇÃO."TE AMO" VALÉRIA.

Patricia P. Galis disse...

Goste demais dessa plantas, qfo a sair do face vou ser sincera não tenho tempo de ficar agradando a todos, tenho uma vida aqui fora e o blog tbm toma tempo. Tem pessoas que estão viciadas lá não sei como vivem...como disse postam a cada minuto...acho que é solidão sei lá rs....bj

Lucia disse...

Amei as suculentas! Quer dizer amo plantas!!! E realmente, estas precisam de sol.
Quanto ao Face, eu posto muito por la! Já fiquei aborrecida e tbm desabafei! Mas, lá encontro os meus familiares, reencontrei amigos, alunos, e por aí vai... Eu me divirto muito por lá. Bjs e fique com Deus!!

Toninho disse...

Não desista nunca de sua planta pois entre vocês nasceu o amor e uma responsabilidade, como lá no Pequeno Príncipe e vocês se completarão.
Quanto ao face, acho que é preciso sempre uma reflexão de como me coloco e de como as pessoas estão interagindo, para fugir das mesmice e trivial.
No mais é paciência e tolerância.

Meu terno abraço

Lia Gloria disse...

Zizi, eu sou louca por suculentas.Ainda não as tenho em casa devido a eterna reforma.
Tua 'mão é boa pra planta', como dizem por aí. Porque na verdade, o que existe é cuidar ou não cuidar. Atenção, né, Zizi?!
E isso cabe ao facebook.
As vezes damos atenção a pessoas que não estão nem aí pra gente, por achar que temos algo em comum, e aí é uma decepção constatar que não. E eu tenho dificuldade de descartar pessoas. Por mais que elas me decepcionem, eu não consigo. Sofro com isso.
Tem certos tipos de brincadeiras por lá, que fogem do bom senso, e eu não topo isso. Me abstenho de comentar, curtir (aplaudir).
Se te faz tão mal, realmente, fiques de fora.
Eu continuo por causa dos contatos que tenho em relação à minha ocupação. Mas não dou ibope pra gente hipócrita, ou pobre de alma.

bjs

Equipe Carlos Hamilton disse...

Olá querida, admiro todas vcs que se dedicam as plantinhas elas merecem, chamam pássaros e borboletas. Quanto ao face eu tenho uma página onde tenho o compromisso de postar todos os dias mensagens edificantes para meus amigos... Tem horas que agente vê cada coisa por lá... Mas a minha profissão exige que estejamos conectados e o face tb é um instrumento de trabalho pra mim. Mas tudo deve ter ordem e decência com certeza.

Abraços

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...